terça-feira, 25 de agosto de 2020

Á descoberta de PIODÃO - (04)


Damos início a este quarto capítulo apresentando detalhes das janelas e das portas que em todas, ou quase todas as casas, nos aparecem pintadas de azul. 

Diz a lenda que em tempos idos apareceu um viajante portador de uma lata de tinta azul. Com ela pintou a porta da casa onde se instalou. Um vizinho gostou da ideia, pediu-lhe um pouco de tinta e pintou também a sua porta. Rapidamente a ideia vingou e hoje... é o que se vê. Nas caixilharias e portas domina a cor azul que se tornou uma das imagens de marca da Aldeia de Piodão.

 Outra curiosidade é o facto de nas padieiras de algumas das portas se encontrarem colocadas várias pequenas cruzes de madeira. Isto tem a sua explicação: No dia 3 de Maio, dia de Santa Cruz, depois da missa, as pessoas colocam pequenas cruzes na padieira da porta de entrada das casas a fim de afastar as trovoadas, os espíritos malignos e o demónio. As Cruzes, de madeira louro e oliveira são feitas a partir dum ramo habitualmente benzido no Domingo de Ramos.

Vamos agora às imagens que seleccionamos para este capítulo:






Aqui se podem observar as cruzes colocadas na padieira da porta


Como podem verificar, a cor azul domina na pintura das portas



Uma excepção à regra no que respeita à pintura

Esta reportagem não fica por aqui. Vai-se aproximando do final mas ainda temos mais alguns aspectos interessantes para vos mostrar. Estamos já a preparar o quinto capítulo. Fiquem bem.


1 comentário: