sábado, 22 de agosto de 2020

Á descoberta de PIODÃO - (01)

 A Aldeia Histórica de Piodão, localizada numa das encostas da Serra do Açôr está inserida na classificação das Aldeias de Xisto sendo considerada de interesse público. A sua construção em forma de anfiteatro define uma adaptação perfeita ao meio ambiente que a rodeia.

Há já algum tempo que tínhamos no nosso horizonte preparar uma viagem para visitá-la tendo-se proporcionado fazê-la durante este mês de Agosto.

A componente natural da Serra do Açor foi, desde há muitos séculos, um atractivo para a fixação do homem na região e dada a quantidade de pastagens e nascentes que ali existem, foi por demais evidente que os pastores por ali permanecessem e fizessem a sua vida. rebanhos, cavalos e éguas invadiram então o território.

A adaptação do povoado à morfologia do terreno resultou num traçado de ruas sinuosas constituindo uma malha compacta, típica de muitas aldeias medievais. O material dominante na construção é o xisto, utilizado nas fachadas, coberturas e pavimento das ruas.

Actualmente tem-se vindo a verificar o aparecimento de novas construções que em nada respeitam as características ancestrais do PIODÃO, começando a descaracterizá-lo, com enorme prejuízo histórico e ambiental. Seria bom que o poder autárquico da região controlasse melhor as licenças que são atribuídas para novas edificações.

Como já sabem, este Blogue é essencialmente fotográfico e é nas imagens que nos vamos centrar.

Vamos a elas:

Miradouro escolhido por Miguel Torga para se despedir

Lá bem ao fundo já de descortina a aldeia

Como se vê, Piodão está bem inserido na encosta da Serra do Açôr

Perspectiva do Hotel do Inatel e da Aldeia

Hotel do Inatel onde ficamos instalados ( o único na zona )


Perspectiva de Piodão construído em forma de anfiteatro

Chegados à entrada da aldeia

Perspectivas da entrada do Piodão

A Igreja Matriz

Interior da Igreja Matriz

Aqui iniciamos a subida que nos leva à visita a todo o conjunto arquitectónico

Ficamos por aqui hoje. Continuaremos a dar-vos conta da visita nos próximos capítulos. 
Fiquem bem e... atentos.



1 comentário: