quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Visita às Caves do Solar de São Domingos - (01)


Um grupo formado por antigos colaboradores e amigos do Laboratório Farmacêutico suisso ROCHE, das regiões de Porto, Coimbra e Lisboa programou um almoço seguido de visita às Caves São Domingos que se situam em Ferreiros, ANADIA.
 Foi um dia gastronómica e culturalmente fantástico pelo que decidi dá-lo à estampa neste blogue.
UM POUCO DA HISTÓRIA DAS CAVES ( elementos recolhidos na Revista visão Sete )
Foi em 1937 que Elpídio Martins Semedo mandou abrir galerias no subsolo rochoso da aldeia de Ferreiros, freguesia da Moita, concelho de Anadia, onde nasceu, para estagiar espumante nas condições consideradas ideais, à temperatura constante de 12 º C. Daí resultou a fundação das Caves do Solar de São Domingos, que tiveram um papel importante no desenvolvimento vitivinícola da Região Demarcada da Bairrada, a que pertencem. Mais tarde, em 1970, sob a direção de Lopo de Sousa Freitas, a empresa conheceu novo impulso e os seus espumantes ganharam notoriedade nacional e internacional, que se revela em quatro marcas: São Domingos (Seco, Meio-Seco, Doce, Reserva Meio-Seco, Extra Reserva Bruto, Baga Bairrada Branco, Baga Bairrada Rosé, Tinto Bruto Bairrada, Blanc de Blancs Bruto Bairrada, Elpídio Bruto Bairrada, Cuvée Bruto Bairrada e Velha Reserva Bruto Bairrada); Elpídio 80 Bairrada; Lopo de Freitas Bruto Bairrada, e Quinta de S. Lourenço Bruto Bairrada.
Além dos espumantes, as Caves Solar de São Domingos são conhecidas pelas aguardentes velhas, pelas aguardentes bagaceiras como a São Domingos, que é líder do mercado, e, também, pelos vinhos da Bairrada e do Dão. Tem um centro de vinificação moderno, inaugurado em 2006, que recebe a totalidade das uvas das propriedades da empresa, com 20 hectares, e dos viticultores que trabalham para ela em exclusivo, com mais de 100 hectares. A produção de vinhos brancos de alto nível é uma das grandes apostas da equipa de enologia das Caves São Domingos que comemoram este ano 80 anos de vida.
SEGUEM AS IMAGENS:












 As imagens falam por si pelo que dispensamos quaisquer tipo de legendas. Continuaremos a desvendar este local já na próxima edição. Fiquem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário