quarta-feira, 3 de junho de 2015

As Pinturas RUPESTRES de Séc. XXI (01)


Nos finais do Séc. XX e inícios deste Século começaram a proliferar em vários países, Portugal incluído, alguns grupos hoje considerados Artistas de Rua mas que no início, munidos de latas de Spray, coloridas, pintavam tudo o que estivesse ao seu alcance sem muitas vezes avaliarem o prejuízo que causavam a tudo e a todos.
Paredes, muros, obras de arte ou monumentos, nada escapava à fúria dos sprays cujas marcas deixadas nem sempre eram as mais decentes.

Com o passar dos tempos, combatidos por uns e amados por outros estes personagens foram tomando consciência da realidade em que estavam inseridos e que poderiam até ser úteis à sociedade.
E foi assim que, em muitas e variadas ocasiões, por vezes apoiados por executivos autárquicos ou outras entidades, começaram a aprimorar os seus trabalhos dando início a uma nova fase na qual as pinturas se aproximaram rapidamente e em alguns casos de verdadeiras obras de arte.

Em exposições ou embelezando ruas ou zonas mais degradadas das cidades eles aí estão mostrando toda a sua maestria e habilidade artística.

Nestes últimos três anos tenho-me dedicado a captar fotográficamente muitos desses trabalhos e penso que chegou a altura de começar a dá-los à estampa.  Hoje neste meu blogue vou dar-vos a conhecer um local ( já desaparecido para dar lugar a uma urbanização de luxo ) que parece ter sido um verdadeiro santuário para a práctica desta arte do GRAFITTI: a antiga Seca do Bacalhau, em Lavadores, Vila Nova de Gaia. Apreciem as imagens:







Espero não ter iludido as vossas espectativas pois isto não acaba hoje. Mais alguns capítulos se seguirão. Até breve. Fiquem bem.

1 comentário: