quinta-feira, 29 de junho de 2017

Na Rota de Trás-os-Montes - MONTALEGRE - Aldeia de Gralhós (01 )


Após terminada no mês de Fevereiro a nossa visita à cidade de Chaves, ficou a promessa de nos dirigirmos para Montalegre à descoberta das belezas e tradições da região.
Por motivos de preparação e agendamento da viagem, esta só há pouco tempo se concretizou e após a conclusão da reportagem, chegou a hora de publicar.

Antes de entrarmos propriamente na cidade de Montalegre fomos surpreendidos à margem da estrada com imagens duma típica aldeia transmontana que nos levou a parar e, sem resistirmos, captamos várias imagens do local que não deixam ninguém indiferente e vale bem a pena mostrar-vos. Estávamos em GRALHÓS.

A Aldeia parecia votada ao abandono. Totalmente deserta e após várias tentativas para encontrarmos ou falarmos com alguém, acabamos por desistir.

Pesquisas posteriores na Net indicam ser uma Aldeia centenária, talvez fundada no séc XII ou anterior que teria sido consumida pelo fogo trezentos anos após a sua fundação e posteriormente reconstruída. Teria tido uma população de cerca de 150 pessoas que hoje estará reduzida a 35, fenómeno que se passa em muitos outros locais do país.

Algumas construções recentes estão a aparecer. talvez uma nova vida vá acontecer em Gralhós. A cerca de 2,5 Km existe uma bela cascata que vale e pena visitar.

A prosa vai longa... vamos às imagens que falam por si:













Ficamos por aqui hoje. A Porta é muito gira mas não vamos entrar. Se alguém tiver conhecimento de factos relacionados com esta Aldeia que nos ajude a completar a informação pode enviar para o e.mail: f.mendespedro@gmail.com que nós agradecemos. Voltamos amanhã com mais Gralhós. Até lá. Fiquem bem.






2 comentários:

  1. Conheço bem, terra onde nasceu meu Pai e onde estive uns tempos em pequenino, para mudar de ares ...!!

    ResponderEliminar