quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

FLÔR VILANOVENSE - Uma Mercearia centenária


Nas minhas deambulações citadinas, acompanhado pela minha máquina fotográfica, vou encontrando aqui e além algumas situações e locais dignos de registo quer pela sua originalidade quer pela sua história.

Trago hoje a estas páginas as imagens e um pequeno historial duma mercearia quase Centenária que encontramos em Via Nova de Gaia.

Trata-se da Mercearia Flôr Vilanovense situada na rua Soares dos Reis ali bem próximo da zona de Santo Ovídeo.
A sua entrada encantadoramente colorida com artigos de artesanato e de consumo, convidam a uma foto, o que me levou a entrar e pedir autorização para a efectuar.
Fui encontrar um casal simpático que, para além da autorização se disponibilizou para me contar alguma da história desta simpática casa.

Fundada há aproximadamente 100 anos por António Alves, teria funcionado no seu início como Taberna onde ao fim do dia se juntavam amigos para beber um copito, se formavam tertúlias e grupos que se associavam na realização de viagens e passeios.

Mais tarde a propriedade da casa transferiu-se para um seu empregado Mário Rodrigues Dias e esposa Maria da Piedade os quais procederam ao seu registo em 1949.

Actualmente esta típica mercearia é Gerida pelos herdeiros Maria Alcina Almeida e o marido Firmino Almeida.
Maria Alcina dedica-se ao fabrico de Artesanato, nomeadamente peças de vestuário, estando Firmino Almeida mais ligado ao comércio de consumíveis.

Um pouco de tudo pode ser encontrado nesta casa. Fica aqui o meu obrigado aos proprietários e seguem agora as imagens.

A entrada

Antigo cartaz publicitário

Peças com alguns anos de história

Garrafas de Gatão com história


O vinho verde Gatão era comercializado nestas garrafas de cerâmica

Antigas medidas para venda do azeite

Copos com medidas porventura obrigatórias. Não consegui saber de que época

Alcina Almeida trabalhando

Alcina e Firmino. Gente simpática.

Gostei de encontrar esta Casa e este casal simpático. Aqui ficam estas fotos à laia de agradecimento e quem sabe lhes vai aumentar o negócio. Não me encomendaram nada mas... eu ficaria feliz com isso.

Até breve. Fiquem bem.

2 comentários: